Polícia Civil do Ceará inicia campanha sobre registro imediato de boletim de desaparecimento
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) iniciou, nesta quarta-feira (5), a instalação de cartazes sobre a importância de não esperar 24 horas para registrar um boletim de ocorrência de desaparecimento de uma pessoa. A ação faz parte da implementação da Lei Nº 18.800, que reconhece a inexistência de um prazo mínimo para comunicar um desaparecimento às autoridades policiais.
A lei, sancionada pelo governador Elmano de Freitas e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 10 de maio, tem como objetivo facilitar e aumentar as chances de localizar as pessoas desaparecidas. Segundo a PCCE, quanto mais rápido o fato for registrado na delegacia, maior a chance de localizar a pessoa.
Além disso, a lei também criou o "Dia Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas no Estado do Ceará", que será comemorado anualmente no dia 30 de agosto.
A população pode comunicar o desaparecimento de uma pessoa diretamente pela Delegacia Eletrônica, fornecendo o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido, incluindo uma fotografia recente. Também é possível enviar mensagens com fotos, áudios e vídeos pelo WhatsApp do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no número (85) 3257-4807, com garantia de sigilo e anonimato.
Comentários