Obra do Canal do Rio Grangeiro em Crato é licitada
Nesta sexta-feira (26), foi realizada a licitação para a ampliação e reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, localizado em Crato. A obra visa quase triplicar a capacidade de vazão do canal. O investimento total nas duas primeiras fases, que será realizado pelo Governo do Estado, é de R$ 126 milhões, com o projeto sendo elaborado pela Prefeitura Municipal.
A terceira fase da obra será viabilizada por meio do Ministério das Cidades, com um aporte previsto de cerca de R$ 29 milhões. Esta etapa deve ser anunciada ainda hoje pelo presidente Lula, como parte de um conjunto de investimentos em obras de drenagem urbana em todo o Brasil. No processo licitatório, 39 empresas participaram, e uma delas, do Rio Grande do Norte, obteve a melhor cotação de preços, embora ainda haja outros critérios a serem analisados para a seleção final.
A execução da obra será dividida em três etapas. A primeira abrange a área antes da Ponte de Bia, no bairro Pimenta; a segunda se estende da ponte até o Mercado Walter Peixoto; e a terceira vai do Mercado até a Avenida Thomas Osterne. Todas as fases incluirão a reforma do canal central e a construção de duas galerias paralelas, com dimensões de 5 metros de largura e 2 metros de profundidade, além de obras de drenagem e urbanização. Também está prevista a extensão da Avenida José Alves de Figueiredo até a Avenida Thomas Osterne, que será pavimentada e asfaltada, tornando-se uma importante via de acesso à cidade.
De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), a construção entre o mercado e a Avenida Thomas Osterne será feita em concreto armado e contará com urbanização completa, incluindo bacia de amortecimento e drenagem. Com a ampliação da capacidade de vazão, o volume passará de 60 m³ para 140 m³ por minuto.
Comentários