SECULT divulga recomendações para a 46ª Vaquejada e Cavalgada de Juazeiro do Norte
Foto:
Prefeitura de Juazeiro do Norte
A Secretaria de Cultura (SECULT) publicou novas diretrizes para a realização da 46ª Vaquejada de Juazeiro do Norte e da tradicional Cavalgada, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) N.º 0010/2024/9ª PmJJDN. As recomendações visam garantir a segurança e a ética durante os eventos.
Na Cavalgada, a utilização de carroças e veículos automotores está proibida. Animais usualmente empregados para puxar carroças poderão participar, desde que não estejam atrelados a qualquer veículo de tração. Apenas animais do grupo dos equídeos (como cavalos, bois e jumentos) estão autorizados a participar, com exceção de um trio elétrico pertencente à Comissão da Cavalgada.
O uso de chicotes é estritamente proibido durante ambos os eventos, pois é considerado maus-tratos aos animais. Participantes que desrespeitarem essa regra poderão ser autuados por crime ambiental. Além disso, animais prenhes não poderão participar.
Também estão proibidos maus-tratos aos animais durante a Vaquejada e a Cavalgada. Animais com ferimentos ou sangramentos, ou que estejam usando arreios ou objetos que possam causar dor, como instrumentos perfurocortantes ou de choque, não serão permitidos.
Os eventos serão monitorados por órgãos de segurança competentes para assegurar o cumprimento das diretrizes e o bem-estar de todos os participantes, incluindo os animais.