TV Cariri 24 Horas
wb_sunny

Últimas Notícias

MPCE orienta suspensão de exigência de acompanhantes para internação de idosos em Farias Brito

MPCE orienta suspensão de exigência de acompanhantes para internação de idosos em Farias Brito


Foto: Prefeitura de Farias Brito

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Farias Brito, recomendou, na terça-feira (4), que a Secretaria de Saúde e os estabelecimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município cessem a prática de condicionar a internação ou tratamento de idosos à presença obrigatória de acompanhantes. A medida foi motivada por relatos de que o Hospital Municipal de Farias Brito estaria adotando tal exigência para pacientes com mais de 60 anos.

De acordo com o promotor de Justiça Eduardo Mendes, os serviços de saúde não podem impor essa condição, mas devem assegurar o direito de o paciente ter a companhia de familiares ou amigos durante a internação, caso solicitado. "Não é permitido condicionar a internação ou o tratamento de idosos à presença de acompanhantes, sendo obrigatória a aceitação da permanência de parentes ou amigos junto aos pacientes com mais de 60 anos, quando necessário", destacou o promotor.

Os órgãos envolvidos têm um prazo de cinco dias para responder à recomendação. O descumprimento poderá resultar na adoção de providências judiciais cabíveis.

Tags

Receba notícias por email

Postar um comentário